Espaço Aurora de apoio à vítima faz dois anos

Estrutura foi criada pelo Município em 24 de setembro de 2020.

S. João da Madeira dispõe de uma estrutura de apoio a vítimas de violência doméstica e de violência de género, criada pela Câmara Municipal em 2020. Com a designação de espaço Aurora, proporciona o atendimento e acompanhamento de pessoas nessa situação, designadamente ao nível psicossocial e de prestação de informação jurídica.

Esse serviço, que completou o segundo aniversário a 24 de setembro de 2022, é prestado pela autarquia sanjoanense através de uma equipa técnica especializada, desenvolvendo também uma intervenção promotora da segurança de quem é vítima de violência doméstica ou de violência de género.

Dados deste ano (de janeiro a agosto), revelam que já foram efetuados perto de 140 atendimentos – presenciais e não presenciais – no âmbito desta estrutura, sendo que, na maioria dos casos, se trata apoio psicológico, tanto de adultos como de crianças e jovens, que constituem, em muitos casos, vítimas indiretas de violência doméstica.

A abordagem que está na base da criação do espaço Aurora assume uma perspetiva abrangente, que vai desde a prevenção da violência, à proteção de quem está em risco de violência, criminalização das pessoas agressoras e adoção e promoção de políticas integradoras.

Instalado no edifício da Câmara Municipal de S. João da Madeira, o espaço Aurora funciona nos dias úteis, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, mediante marcação pelo número 966 754 024 (voice mail ativo 24 horas) ou pelo e-mail aurora@cm-sjm.pt.

Setembro 2020

município