Município celebrou 96° aniversário

Jornal ’’O Regional’’ distingudio com Medalha de Mérito Municipal pelo seu centenário.

A Emancipação Concelhia de S. João da Madeira foi alcançada há 96 anos, no dia 11 de Outubro de 1926. A sessão solene comemorativa do aniversário decorreu esta manhã, no Salão Nobre do Fórum Municipal, repleto de público, que assistiu à entrega da Medalha de Mérito Municipal em Ouro ao jornal O Regional, que completou 100 anos no início de 2022.

Com o próprio município a caminho do centésimo aniversário da sua criação, o presidente da autarquia, Jorge Vultos Sequeira, revelou aos presentes a escolha do prestigiado arquiteto Sidónio Pardal para Comissário das Comemorações do Centenário da Emancipação Concelhia. “Uma personalidade sanjoanense com profundo conhecimento da história do município e, simultaneamente, com relevante envergadura cultural e científica no plano nacional”, salientou.

Momentos antes, na primeira intervenção desta sessão solene, Lara Oliveira, representante da Assembleia Municipal Jovem, salientara “a importância que neste município é atribuída aos jovens”.

O diretor de “O Regional”, José da Silva Pinho, usou da palavra após ter recebido, das mãos do presidente da Câmara Municipal, a Medalha atribuída ao jornal, lembrando vários nomes de contribuíram para a história deste periódico centenário, autêntico “livro de atas” da vida do concelho.

Por seu turno, a presidente da Assembleia Municipal, Clara Reis, sublinhou que, graças a um empenho coletivo, S. João da Madeira apresenta-se no país “como um exemplo de sucesso”, sendo mesmo uma cidade “pioneira em muitos projetos que se repercutem por outros concelhos”.

O programa da sessão solene incluiu ainda a atribuição do Prémio Literário João da Silva Correia, assim como de diplomas aos agrupamentos de escolas e estabelecimentos de ensino que colaboraram na realização de várias atividades inseridas nas comemorações deste Dia do Município.

A Academia de Música e a Banda de Música de S. João da Madeira deixaram também a sua marca nas cerimónias do Dia do Município, com atuações em diferentes momentos da sessão.

A abrir o programa do 11 de Outubro, às 9h30, decorreu, na Igreja Matriz, Missa em memória de autarcas e funcionários falecidos, seguindo-se uma romagem aos cemitérios para deposição de coroas de flores nas sepulturas de autarcas e bombeiros sanjoanenses falecidos. À tarde teve lugar na Casa da Criatividade um concerto da Banda da Força Aérea.

Outubro 2022

município