Novembro Jazz arranca nesta sexta-feira

Festival vai proporcionar 7 espetáculos distribuidos pela Casa da Criatividade (6) e Paços da Cultura (1).

O pianista brasileiro Amaro Freitas abre o evento, que encerra a 25 de novembro com Carlos Bica, um dos mais internacionais músicos de jazz portugueses. Ao todo serão sete espetáculos distribuídos ao longo do mês pela Casa da Criatividade (seis) e Paços da Cultura (um).

Amaro Freitas abre o programa deste ano do Novembro Jazz, nesta sexta-feira, 4 de novembro, às 21h30, na Casa da Criatividade, em S. João da Madeira. Será a última oportunidade para assistir este ano em Portugal à apresentação ao vivo do álbum “Sankofa”, que confirma a projeção internacional que este grande pianista brasileiro tem conquistado com uma proposta artística que remete para elementos da cultura popular afro-brasileira.

No encerramento, marcado para dia 25 de novembro, a Casa da Criatividade acolhe, também a partir das 21h30, o contrabaixista Carlos Bica, um dos mais internacionais músicos de jazz portugueses. Um concerto em que estará com o seu trio Azul, do qual fazem parte outros exímios músicos de jazz: o guitarrista alemão Frank Möbus e o baterista norte-americano Jim Black.

Pelo meio, o cartaz deste evento dedicado ao jazz, a decorrer na Casa da Criatividade, inclui outros momentos imperdíveis, um dos quais já no dia 10, protagonizado por André Carvalho, numa atuação intimista em que artista e público partilham o palco – o formato do ciclo “Alternativa à 5inta”.

Programa diversificado

A voz e o talento criativo para letra e música fazem de Mimi Froes uma artista de corpo inteiro, que vai certamente conquistar a plateia da Casa da Criatividade no dia 11, como conquistou, por exemplo, os espetadores da telenovela “A Serra”, de cuja banda sonora fez parte o seu tema “Não Faz Mal Não Estar Bem”.

Refletindo um programa diversificado, uma semana depois, a 18 de novembro, será vez de subir ao palco o Ricardo Toscano Quarteto, apontado como um dos mais entusiasmantes grupos em atividade, liderado pelo jovem trompetista que lhe dá um nome e que é já uma certeza do jazz nacional.

Na noite seguinte, o Novembro Jazz inclui também uma atuação nos Paços da Cultura, que se insere no ciclo Musicatos, uma iniciativa com entrada gratuita que resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal e a Academia de Música de S. João da Madeira. Trata-se da apresentação ao vivo do novo disco “Repair”, de Sónia Pinto.

Antes do encerramento do Novembro Jazz com Carlos Bica & Azul, o programa inclui ainda, no dia 20, às 10h30, o concerto para bebés (a partir dos seis meses) “A flauta doce e sons de arrepiar”, com os próprios destinatários a fazerem parte integrante do espetáculo.

Parcerias com academias de música

Refira-se ainda que foram estabelecidas parcerias com a Academia de Música de S. João da Madeira e com a Academia de Música de Espinho, que vão proporcionar momentos musicais no “foyer” da Casa da Criatividade a anteceder os concertos principais.

O Novembro Jazz é organizado pela Câmara Municipal de S. João da Madeira, que lançou o evento em 2018, com o intuito de divulgar este género musical, reunindo, no palco da Casa da Criatividade, músicos de grande qualidade de Portugal e de outras geografias. O programa deste ano pode ser consultado no site da autarquia, no separador “Agenda”.

Os bilhetes para cada um dos espetáculos do “Novembro Jazz” na Casa da Criatividade - bem como passes para todos os concertos - podem ser adquiridos online na BOL (https://casadacriatividade.bol.pt/)  ou presencialmente na Torre da Oliva (contacto 256 200 204), Junta de Freguesia/Paços da Cultura (256 200 541), Worten S. João da Madeira, FNAC e CTT.

novembro 2022

município