Homenagem: centenário do jornal «O Regional»

Sessão incluiu lançamento de livro com a história dos 100 anos deste periódico sanjoanense.

Uma sessão de homenagem na Casa da Criatividade culminou, a 29 de outubro, as comemorações do centenário do jornal “O Regional”. Na principal sala de espetáculos da cidade, subiu ao palco a história do mais antigo órgão de comunicação social sanjoanense em atividade. Desde 1922, este periódico tem “levado aos seus leitores as histórias que fazem a História de S. João da Madeira”, como afirmou o Presidente da Câmara Municipal, na intervenção de encerramento da cerimónia.

Esse “património imaterial único e inestimável” esteve em destaque na sessão, durante a qual foi lançado o livro "O Regional - 100 anos de história", que, como o título indica, percorre a longa cronologia deste periódico centenário. Da autoria de Daniel Neto, a edição contou com o apoio do Município, em mais um momento de reconhecimento do papel do jornal, que já havia sido distinguido, este ano, com a Medalha de Mérito Municipal em Ouro.

O próprio Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, fez questão de enviar uma mensagem de felicitações a “O Regional”, transmitida em vídeo na sessão de homenagem do último sábado, na qual o governante salienta os desafios que a imprensa enfrenta nos dias de hoje, deixando a garantia do seu empenho pessoal na revisão do regime legal dos incentivos à comunicação social regional e local.

Noutro vídeo que marcou a cerimónia, o público presente ouviu testemunhos de pessoas ligadas a “O Regional”, de representantes de instituições da cidade e dos anteriores presidentes da Câmara Castro Almeida e Ricardo Figueiredo, cujas palavras deixaram bem vincada a importância desta publicação centenária na vida da cidade.

O passado, o presente e o futuro do jornal centenário foram temas das intervenções da noite, proferidas pelo atual diretor do jornal, José da Silva Pinho, pelo seu sucessor já designado, Ferreira da Rocha, que assumirá esse cargo no início de 2023, pelo autor do livro "O Regional - 100 anos de história", Daniel Neto, e pelo Presidente da Câmara Municipal, Jorge Vultos Sequeira.

A sessão foi ainda pontuada pela atuação de alunos e professores da Academia de Música de S. João da Madeira. No “foyer” da Casa da Criatividade estiveram em exposição painéis com referências a momentos da história de “O Regional”.

Novembro 2022

município