50 anos do 25 de Abril comemorados no Bairro do Poder Local

As celebrações contaram com a participação das organizações sindicais e associações sanjoanenses, juntamente com as escolas do município.

A sessão solene das comemorações municipais dos 50 anos do 25 de Abril decorreu no bairro da Rua do Poder Local, um espaço público que proporciona um enquadramento marcado por elementos alusivos à efeméride que vêm sendo aí criados desde 2019, designadamente um mural artístico centrado na figura do capitão Salgueiro Maia e um veículo militar Chaimite, assim como, fruto da recente requalificação desta zona da cidade, uma estrutura constituída quatro cravos estilizados em ferro.

Esta cerimónia - muito participada - iniciou-se, pelas 9h45, com o hastear, pelo presidente da Câmara Municipal, da bandeira de Portugal, ao som do Hino Nacional, seguindo-se atuações dos agrupamentos de escolas do concelho - João da Silva Correia, Serafim Leite e Oliveira Júnior - e do Centro de Educação Integral (CEI), que foram pontuando momentos de transição entre os discursos dos diferentes intervenientes.

O primeiro discurso foi da representante da Assembleia Municipal Jovem, Alice Santos, aluna do CEI, que, tendo nascido depois do 25 de Abril, decidiu falar do avô, natural de Angola, que lhe contou como seguiu a conquista da liberdade em Portugal, ele que, à distância, “acompanhou tudo pela rádio, com uma esperança crescente, a cada segundo”.

A cerimónia prosseguiu com os discursos dos representantes dos diferentes partidos com assento na Assembleia Municipal de S. João da Madeira: Eva Braga (BE), Dulce Bizarro (CDU), Cláudia Santos (CDS), Gonçalo Fernandes (PSD) e Leonardo Martins (PS).

O período de intervenções encerrou com o presidente da Câmara Municipal, Jorge Vultos Sequeira, e a presidente da Assembleia Municipal, Clara Reis, que deram ênfase à importância da participação das escolas nestas comemorações.

O programa incluiu ainda a entrega de prémios do concurso escolar de cartazes alusivos ao 25 de Abril, promovido pela Assembleia Municipal.

Paralelamente, houve atividades lúdicas, animação, música e dança na Praça Luís Ribeiro, envolvendo coletividades locais, momentos das Comemorações Populares do 25 de Abril, promovidas por organizações sindicais e associações sanjoanenses.

município

Mais imagens