Ideias sobre o Ambiente, o Urbanismo e Planeamento Debatidas na Sanjotec na Primeira Assembleia Participativa do OPSJM

Câmara Municipal e Junta de Freguesia disponibilizam 115 mil euros, cabendo aos cidadãos escolher onde aplicar este valor

Decorreu no edifício da Sanjotec, esta segunda-feira, a primeira Assembleia Participativa da edição 2019 do Orçamento Participativo de S. João da Madeira (OPSJM), com José Nuno Vieira, Vice-Presidente da Câmara Municipal, como orador.

Responsável por apresentar os temas que correspondem às pastas que tutela na autarquia, o vereador mencionou a importância de “darmos prioridade a medidas de caráter ambiental”. A pegada ecológica da sociedade é cada vez maior e nefasta para o planeta e, por esse motivo, “há incapacidade da natureza se regenerar ao ritmo do consumo humano dos recursos”, referiu.

José Nuno Vieira veria, portanto, com satisfação, “termos projeto vencedor do orçamento participativo que incida sobre a temática do ambiente”. Entre ideias que lançou a debate, José Nuno Vieira também referiu o mérito que podem ter projetos de urbanismo em matéria de inclusão, referindo-se à questão da mobilidade e da requalificação de espaços públicos.

Os cidadãos presentes nesta sessão tiveram a oportunidade de apresentar e debater algumas ideias que têm para a cidade. A gestão do património arbóreo, a colocação de rotundas em locais que necessitam e requalificação de equipamentos foram aspetos debatidos.

Esta assembleia serviu, ainda, para Vítor Cabral, um dos responsáveis pelo OPSJM, explicar em detalhe como funciona a plataforma digital do orçamento participativo e mostrar os passos necessários para os cidadãos apresentarem propostas.

Promover o debate de ideias e a apresentação de projetos

Irão decorrer, até 12 de maio, mais Assembleias Participativas temáticas, para promover o debate de ideias e a apresentação de projetos, bem como, permitir a participação de todos os cidadãos, especialmente aqueles que têm dificuldades de acesso aos meios digitais, através de um balcão de apoio.

Estas assembleias estão divididas por diferentes áreas, tal como a que aconteceu esta segunda-feira. A 23 de abril haverá nova sessão sobre Desporto; propostas para a Ação Social serão debatidas em 29 de abril; sobre Cultura, no dia 30 de abril; e para o debate de ideias sobre o Ensino e Saúde está agendada uma assembleia para 6 de maio.

Este ano, a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia de S. João da Madeira juntaram os Orçamentos Participativos que desenvolviam separadamente, conseguindo, deste modo, potenciar os recursos financeiros e humanos disponíveis para este processo de participação cívica.

Os 115 mil euros destinados ao OPSJM estão divididos em três categorias: o OP Escolas - 15.000€; o OP Juventude - 15.000€; e o OP Geral, que se divide em duas subcategorias, uma para projetos até 15.000€ e outra para propostas de valor superior a 15.000€, que não podem ultrapassar o custo máximo de 70.000€.

Para obter mais informações sobre o Orçamento Participativo de São João da Madeira deve consultar a sítio – www.opsjm.pt.

município