Núcleo de Planeamento e Intervenção com Sem-Abrigo

Aprovado em sessão do Conselho Local de Ação Social convocada pelo Presidente da Câmara Municipal, Jorge Vultos Sequeira

Em reunião plenária do Conselho Local de Ação Social (CLAS) de S. João da Madeira foi aprovada a constituição de um Núcleo de Planeamento e Intervenção com Sem-Abrigo (NIPSA), coordenado pelo Trilho-Santa Casa da Misericórdia.

A sessão foi convocada pelo Presidente da Câmara Municipal, Jorge Vultos Sequeira, tendo decorrido na última quinta-feira, 3 de dezembro, por videoconferência. O CLAS deu ainda parecer favorável à constituição de uma Unidade Sócio-ocupacional a implementar pela MenteMovimento-Associação Pró-Saúde Mental de Entre Douro e Vouga, instituição particular de solidariedade social (IPSS) recentemente constituída.

Presidida por Jorge Vultos Sequeira, a reunião contou com a participação de representantes dos parceiros da Rede Social de S. João da Madeira, nomeadamente: ACAIS, Agrupamento de Escolas Serafim Leite, Associação de Apoio à Educação, Ecos Urbanos, Associação MenteMovimento, Centro de Educação Integral, CERCI, Creche Albino Dias Fontes Garcia, EAPN-Aveiro, Equipa para a Igualdade na Vida Local, IEFP, Segurança Social, Junta de Freguesia, Centro Humanitário da Cruz Vermelha, Santa Casa da Misericórdia , Trilho, Universidade Aberta e Comissão de Proteção de Crianças e Jovens.

Refira-se, ainda no que se refere às pessoas sem-abrigo, que a Câmara Municipal de S. João da Madeira disponibilizou um apartamento de autonomização que é gerido pelo Trilho-Santa Casa da Misericórdia, estando a ser preparado, com o envolvimento das mesmas entidades, um outro espaço com as mesmas características destinado a mulheres.

Já anteriormente a Câmara Municipal e a Santa Casa da Misericórdia haviam colaborado na criação da cantina social que funciona nas instalações do Trilho, no âmbito de uma política municipal estruturada para o apoio a pessoas sem-abrigo, que passa pelo acompanhamento dos cidadãos que se encontram nessa situação, incluindo a entrega de máscaras, a implementação de planos de contingência face ao frio e a vacinação contra a gripe, iniciativa esta desenvolvida em articulação com as entidades de saúde.

ação social