Câmara Municipal recupera espaços comunitários

Espaços instalados no Parrinho e no Orreiro adquirem funcionalidades inexistentes anteriormente, o que permitirá acolher aí novos projetos comunitários.

O concelho de S. João da Madeira viu reforçada a oferta de espaços comunitários localizados em edifícios de habitação social, melhorando as condições para dinamização de atividades dirigidas às populações dessas zonas.

Essas mais-valias para as comunidades em causa foram assinaladas no Dia da Cidade, com a inauguração dos três espaços intervencionados pela Câmara Municipal, empreitadas que representam um investimento de cerca de 150 mil euros, com comparticipação de fundos europeus, no âmbito do projeto Habitus, financiado pelo Fundo Social Europeu, através de candidatura apresentada pela autarquia ao programa Portugal 2020.

O Espaço Acontece é um equipamento novo, criado de raiz numa loja ampla que estava sem utilização na Rua de Milheirós de Poiares, no Parrinho.

Já o Espaço Renascer, localizado num dos prédios da Ex-Fundação Salazar, na mesma zona do concelho, encontrava-se desativado desde 2015, sem qualquer uso e em elevado estado de degradação.

Os trabalhos aí realizados permitiram uma transformação profunda, abrangendo as paredes, piso, canalizações, estruturas elétricas, mobiliário, entre outras beneficiações.

O mesmo tipo de intervenção de fundo foi concretizado no Espaço Vida, no Orreiro, que está completamente novo, tendo adquirido funcionalidades inexistentes anteriormente, o que permitirá acolher aí novos projetos comunitários, além de outros que já existiam, aos quais será dada continuidade.

maio 2021

ação social