Atribuídos topónimos a ruas e travessas sem nome

A pintora Paula Rego terá uma rua com o seu nome na via que liga a Oliva Creative Factory e o Centro de Arte Oliva à Rua Oliveira Júnior.

O Presidente da Câmara Municipal, Jorge Vultos Sequeira, emitiu esta terça-feira um despacho de atribuição de topónimos a ruas de S. João da Madeira que não possuíam nome e que causavam, assim, constrangimentos a moradores e empresas residentes.

Após parecer positivo da Comissão Municipal de Toponímia, que reuniu na sexta-feira passada, nove artérias do município sanjoanense passam a ter identificação. A saber:

• “Pátio Relógio de Sol”,  via localizada na envolvente aos blocos Central e Poente da Cooperativa 11 de Outubro, que têm acesso a partir da rua Relógio de Sol;
  • “Pátio António Sérgio”, rua que serve o Bloco Norte da Cooperativa 11 de outubro, que tem acesso a partir da rua António Sérgio;
  • “Rua António Pinto de Oliveira”, extensão da atual via existente a toda a nova Zona Industrial das Travessas, percorrendo esta em forma de “U” toda na área em questão, atribuindo-se também o topónimo de “Travessa António Pinto de Oliveira” ao troço secundário que liga as duas faixas da rua acima referida;
  • “Rua Paula Rego” será o topónimo atribuído ao arruamento de ligação entre a Rua Oliveira Júnior, a nascente, e a Rua da Fundição, a sul;
  • “Rua do Roupal”, na zona de Casaldelo, atribui-se este topónimo ao troço compreendido entre a avenida de Casaldelo a norte e a Estação Elevatória das Águas a sul, preservando-se a memória histórica daquele local associada à presença no local da Quinta do Roupal;
  • surgem os topónimos “Rua Herberto Hélder”, “Rua Florbela Espanca”, “Rua Eugénio de Andrade” e a “Rua Vasco Graça Moura” em arruamentos que integram a zona da urbanização da Quinta da Senhora da Luz e que, até à data, não possuíam qualquer nome.

A Comissão Municipal de Toponímia reune mensalmente para dar pareceres sobre propostas relacionadas com esta matéria. Integram este órgão representantes dos partidos com assento na Assembleia Municipal, a presidente da Assembleia Municipal, o presidente da Junta de Freguesia, o responsável pela Divisão do Ordenamento do Território do autarquia, Arq.º Joaquim Milheiro e o Arq.º Paisagista Sidónio Pardal.

23 de fevereiro de 2022

urbanismo