Reordenamento de trânsito no Lugar da Ponte

A Câmara Municipal de S. João da Madeira promoveu a apresentação da proposta de reordenamento de trânsito na zona do Lugar da Ponte, abrindo dessa forma a auscultação dos cidadãos sobre este assunto, antes de ser tomada uma decisão.

Essa sessão decorreu no auditório do Museu da Chapelaria, onde o presidente da autarquia, Jorge Vultos Sequeira, efetuou o enquadramento deste processo, tendo-se seguido a intervenção técnica, a cargo da TISPT - Consultores em Transportes, Inovação e Sistemas, entidade que elaborou o projeto.

Como foi explicado na sessão, pretende-se melhorar as condições de acessibilidade e de mobilidade, promovendo a resolução de constrangimentos e impasses ao nível da circulação rodoviária, o que será complementado com o tratamento urbanístico e paisagístico dessa área, de forma a valorizar o espaço público.

Para o Presidente da Câmara Municipal, o projeto reflete um olhar para “as tendências do futuro” no que concerne ao ordenamento de tráfego e combina com uma "lógica de descarbonização", pretendendo "tornar a cidade mais saudável e mais voltada para as pessoas e moradores”. O documento encontra-se disponível para consulta dos cidadãos no site da autarquia, podendo os cidadãos em geral enviar contributos que, neste âmbito, se revelem devidamente “justificados e enquadrados”.

A área de intervenção, com uma dimensão aproximada de dois hectares, compreende vias que interligam nós existentes entre a Avenida da Liberdade e a Avenida do Vale, a Avenida Adelino Amaro da Costa, a Rua Domingos José de Oliveira e a Rua do Espadanal.

Esta proposta será conjugada com a nova estrada de ligação da zona sul da Zona Industrial das Travessas ao IC2 e a S. Roque, através da rotunda de Samil, a qual permitirá reduzir o volume de tráfego no Lugar da Ponte e contribuir, também, para a maior fluidez da circulação automóvel naquele local.

Para participar no processo de auscultação pública sobre esta proposta, os interessados podem consultar os documentos deste projeto no site da Câmara Municipal de S. João da Madeira em https://www.cm-sjm.pt/pt/informacoes-editais-e-avisos.

13 de maio de 2022

urbanismo