Cultura para todos

Código do projeto | NORTE-07-4230-FSE-000053

Objetivo principal | Promover a inclusão social e combater a pobreza

Região de intervenção | NORTE

Entidade beneficiária | Município de S. João da Madeira

 

Data de aprovação | 30-10-2020

Data de início | 22-12-2020

Data de conclusão | 31-07-2022

Custo total elegível | 84 913.00 EUR

Apoio financeiro da União Europeia | FSE – 72 176.05 EUR

Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos: O “Interferências 1.0 – Projeto de Inclusão Cultural e Artística” promove a imersão social através da implementação de um conjunto de ações integradas concertadas e sinérgicas que estimulam a inovação, a experimentação cultural e artística, a apropriação afetiva e identitária para com o património cultural e promovem a capacitação e valorização pessoal, social e profissional dos participantes com vista à sua reintegração na sociedade.

A implementação da operação foi desenhada no desenvolvimento de 4 ações:

1. Oficinas de capacitação e mediação - são um conjunto de oficinas de capacitação e mediação realizadas sob forma de sessões de trabalho que procurarão abordar a fruição cultural a partir de diferentes áreas da criação artística. Serão desenvolvidas 5 temáticas que apoiarão a identificação de cada participante com uma ou mais áreas de trabalho específicas e presentes no processo de criação, nomeadamente, Texto:: dramaturgia; Corpo:: interpretação;  Forma:: luz e som; Construção:: cenografia e figurinos; e Mediação.

2. Processos de criação e apresentação pública - está previsto o desenvolvimento de 6 processos: Mapeamento, Sessões de trabalho, Recolha de depoimentos, Visitas ao património, Consciência ambiental e (eco)nomia circular e Apresentações públicas.

3. Memórias Futuras - será realizada ao longo do projeto, e partirá dos conteúdos e objetos abordados e criados nas oficinas de capacitação, das oficinas de produção artística, das visitas ao património, realizando-se sempre em estreita colaboração de todos os participantes do projeto.

4. Gestão, acompanhamento e avaliação - será assegurada pela equipa técnica que desenvolverá o conjunto de tarefas necessárias para garantir a implementação bem-sucedida do projeto nas diversas dimensões, nomeadamente ao nível do planeamento, coordenação geral, controlo da execução física e financeira das atividades, dinamização da rede alargada de parceiros e acompanhamento do cumprimento dos resultados.