Desporto

S. João da Madeira vive intensamente o Desporto. É uma cidade extremamente orgulhosa da sua história desportiva, coincidindo em parte com a história do desporto nacional, nas modalidades tradicionais, tais como o hóquei, o andebol, o atletismo, o futebol, o basquetebol. É considerado, desde 2017, "Município Amigo do Desporto", a campanha da câmara municipal "Respeite o Seu Filho" foi galardoada com o prémio "Medida Desportiva do Ano 2019" e o Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) atribuiu ao nosso Concelho, em 2019, a "Bandeira da Ética" no âmbito Plano Nacional para a Ética no Desporto (PNED).

Desde as suas origens, os sanjoanenses sempre demonstraram uma cultura desportiva vanguardista, com inúmeras histórias de sucesso e resultados excecionais alcançados ao longo do tempo, coletivamente e individualmente.

Esta característica dos sanjoanenses atribui à Câmara Municipal um papel de parceiro estratégico dos agentes desportivos existentes no município. Os equipamentos municipais destinados à prática desportiva apresentam-se, na maioria dos os casos, como os principais espaços que os clubes possuem para a captação e formação de atletas e, de igual modo, como únicos locais para desenvolverem competição.

Também na organização de eventos, quer de caráter nacional e regional, quer de caráter internacional, a autarquia tem assumido a alavancagem desses mesmos, com recursos financeiros, humanos e logísticos, além da disponibilização dos referidos espaços desportivos.

O processo de formação desportiva assume também lugar de especial destaque, através de parcerias com as federações e associações desportivas com a criação de ações de formação, simpósios, congressos sobre vários aspetos relacionados com o fenómeno desportivo, destinado a todos os agentes desportivos e problemáticas do desporto, nomeadamente: formação de dirigentes desportivos, gestão desportiva, ética desportiva, problemática de género no desporto, a saúde e bem-estar, entre outros.

O desporto, em última instância, é promovido pelo município como via para a melhoria da qualidade de vida e fator de desenvolvimento económico, turístico, cultural, saúde, educacional e ambiental.