CALENDÁRIO ESCOLAR 2020.2021

 
No próximo ano letivo, a atividade de todas as turmas da educação pré-escolar, ensino básico e ensino secundário dos três Agrupamentos de Escolas de S. João da Madeira estará dividida em dois grandes períodos ou semestres. A medida resultou de um Memorando de Entendimento assinado pelos Diretores dos Agrupamentos e a Câmara Municipal, aprovado pelo Secretário de Estado Adjunto e da Educação, após parecer favorável dos Conselhos Pedagógicos e Conselhos Gerais de cada um dos Agrupamentos.
 
ORGANIZAÇÃO SEMESTRAL . PRINCÍPIOS
Através deste projeto, os Agrupamentos de Escolas e o Município sinalizam o seu compromisso no acordo de implementação, no ano letivo 2020/2021, de uma organização semestral das atividades letivas. Este entendimento assenta na identificação de um conjunto alargado de dificuldades que se considera que poderão ser um entrave a todo o processo de ensino e aprendizagem das nossas crianças e jovens, tais como:
» Desequilíbrio no número de dias de cada período letivo;
» Burocratização do sistema de ensino;
» Excessivas reuniões de avaliação sumativa que sobrevaloriza a avaliação das aprendizagens
em detrimento da avaliação para as aprendizagens;
» A focalização, por parte dos Encarregados de Educação, na avaliação quantitativa dos Alunos e
não na qualidade das suas aprendizagens.
 
PRINCIPAIS OBJETIVOS
» Reforçar o contributo da avaliação contínua para o processo de aprendizagem, assumindo um caráter eminentemente formativo e mais sistemático;
» Potenciar a avaliação formativa para e das aprendizagens;
» Reforçar o envolvimento dos Encarregados de Educação e Alunos no processo de avaliação de forma a orientar estes para o sucesso pleno;
»  Valorizar o trabalho das Equipas Educativas como principal motor do processo de articulação curricular, com vista ao sucesso dos Alunos;
» Melhorar a gestão do tempo e promover o trabalho colaborativo;
» Atenuar o stress associado à avaliação quantitativa, para os Alunos, transformando-a num motor positivo na sua vida escolar;
» Aumentar a concentração dos Alunos, uma vez que o trabalho será mais contínuo e coerente ao longo do semestre.

1º SEMESTRE

ATIVIDADE LETIVA
Início:  14 de setembro
Fim: 22 de janeiro
INTERRUPÇÕES
1.ª de 2 a 6 de novembro – reuniões intercalares
2.ª de 23 de dezembro a 1 de janeiro
3.ª de 25 a 29 de janeiro - reuniões de avaliação
REUNIÕES DE AVALIAÇÃO
De 25 a 29 de janeiro – interrupção para os alunos

2º SEMESTRE
ATIVIDADE LETIVA
Início:  1 de fevereiro
Fim :    9 de junho (9.º, 11.º e 12.º ano)
15 de junho (7.º, 8.º e 10.º ano)
30 de junho (Pré-Escolar, 1.º CEB e 2.º CEB)
INTERRUPÇÕES
1.ª de 15 a 17 de fevereiro
2.ª 29 de março a 9 de abril – reuniões intercalares
REUNIÕES DE AVALIAÇÃO
Imediatamente após o término do semestre