Página Principal >
 
  
Use o botão verde do seu comando MEO e marque o número 493222 para ver os vídeos da TV Municipal no seu televisor
Clique para consultar a Matriz Energética de S. João da Madeira
Clique para aceder a informações sobre projetos financiados pela UE
 
Ferramenta de georreferenciação do Licenciamento Zero
Clique aqui se pretender aceder ao novo balcão eletrónico da CCDR-N
Clique aqui se pretender aceder ao site da Direção-Geral do Território
Educação e Acção Social Ambiente Desporto Cultura Capital do Calçado

  Subscreva!
Registe-se e receba as novidades da Câmara Municipal de S. João da Madeira na sua caixa de correio!

 
Bem-vindo a S. João da Madeira online!

Associação Cultural Alão de Morais

1

A Associação Cultural Alão de Morais (ACAM), associação sem fins lucrativos, foi fundada em 1986, agrupando três instituições já existentes - ACADEMIA DE MÚSICA, CENTRO DE ARTE e INSTITUTO DE LÍNGUAS - criados e até aí dependentes e dirigidos pela Câmara Municipal.

Pretendeu-se com isso libertar a Câmara Municipal da tutela dos três departamentos citados para cujas actividades não estava vocacionada, levantando-lhe a sua movimentação preocupações e problemas a que não podia dar a mais apropriada e pronta satisfação. Considerou-se ainda que a Associação criada potenciava a sua efectiva integração no interesse e vida da Comunidade, além da necessária uniformização de direcção, que levaria a dinamizar a acção dos três pólos, pelo somatório das sinergias de que cada um dispunha.

A ACADEMIA DE MÚSICA, que tem o patrocínio do Ministério da Educação e beneficia de paralelismo pedagógico, foi fundada em 1981. Para além do ensino da Música, realiza várias actividades paralelas: concertos, disponíveis gratuitamente ao público, workshops, aulas abertas, audições escolares, intercâmbio com outras escolas, colaboração com escolas oficiais do Ensino Básico e Secundário, seminários, concursos nacionais de piano, concessão de bolsas de estudo, etc. É frequentada por cerca de 200 alunos/ano, provenientes não só de S. João da Madeira mas também de concelhos vizinhos.

O CENTRO DE ARTE, iniciou a sua actividade em 1986 e tem desenvolvido a sua acção nas vertentes da Formação e Divulgação. No campo da Formação têm sido ministrados cursos nas áreas da Pintura, Escultura, Gravura, Serigrafia, Desenho, Fotografia, Tapeçaria, Geometria Descritiva, Design Gráfico e Multimédia. Os cursos são frequentados por cerca de 100 alunos/ano. A nível da Divulgação, o Centro tem efectuado numerosas exposições, workshops, seminários e colóquios, tendo já passado pelas suas salas vários milhares de visitantes.

O INSTITUTO DE LÍNGUAS, iniciou a sua actividade em 1964, como extensão do Institut Français e Associação Luso-Britânica do Porto. Tem como objectivos específicos o ensino e divulgação cultural de línguas estrangeiras, nomeadamente Francesa, Inglesa e Alemã. A média anual de frequência nunca é inferior a 200 alunos, tendo já frequentado o Instituto largos milhares de pessoas - crianças e adultos. De referir, ainda o apoio a alunos externos, distribuídos por vários estabelecimentos do Ensino Básico, locais onde presta apoio, a nível do ensino da Língua Inglesa, a cerca de 280 alunos.



 
 
 Agenda cultural AMP
Agenda cultural metropolitana
 
 Destaques


Protecção Civil»

Participação/Discussão Pública»

Recursos Humanos

Em defesa do Hospital»

Ementas - Serviço de Refeições Escolares»
 

 
Separador horizontal
Clique aqui para aceder a informações sobre o Banco Local de Voluntariado
Projecto «Cuidar de Quem Cuida»
Revista sonora «Visão Inclusiva»
Recolha seletiva de óleo alimentar
Contactos | Últimas atualizações | Declaração de privacidade | Ficha técnica | Acessibilidade
Telefones úteis | Farmácias | Protecção Civil | Sugestões/reclamações | Perguntas frequentes

Todos os direitos reservados / 2005-2015 © Câmara Municipal de S. João da Madeira