|
S. João da Madeira, Cidade Criativa “OLIVA Creative Factory”
Este centro será implantado na Área Metropolitana do Porto, no município de S. João da Madeira, no antigo pólo industrial da Oliva, que, para o efeito, será devidamente recuperado. A OLIVA Creative Factory visa responder a muitos dos desafios que actualmente se colocam a sectores económicos tradicionais - Calçado e Têxtil - através da promoção de iniciativas nos domínios da moda e do design. Mas também se pretende apoiar o aparecimento de novas empresas industriais, especialmente empresas em sectores baseados no conhecimento, inovação e tecnologia e na arte. Desta forma será criado um importante elo ao Cluster de Industrias Criativas que se pretende desenvolver no Norte de Portugal. Em termos globais, atendendo à experiência adquirida pela Fundação de Serralves no sector das indústrias criativas, às melhores práticas internacionais, ao contexto socioeconómico envolvente e às potencialidades do edifício a intervir, é proposto que o Núcleo disponha dos seguintes requisitos:
• Espaço para a incubação de negócios criativos A Reconversão da Zona Industrial da Oliva constitui-se como uma oportunidade de reabilitar um importante testemunho do passado (e do presente) de S. João da Madeira, com indiscutível valor patrimonial. A sua localização e a dinâmica recessiva das indústrias instaladas, recomendam que se abra a possibilidade de uma progressiva mudança de usos, preferencialmente com a manutenção da estrutura edificada. O processo de reconversão e de renovação urbana, adopta, como elementos essenciais de programa: 1 – Respeito e valorização das presenças morfotipológicas caracterizadoras do ambiente fabril; 2 – Promoção de uma mistura funcional, que poderá manter unidades industriais, mas também áreas residenciais, terciário, equipamentos e parques de estacionamento e espaços de lazer. Do edificado, actualmente em processo de inventariação por parte do IGESPAR através dos serviços do ex-IPPAR, resultando em clara valorização, pressente-se o contributo da obra de autor e nesta a importância da presença de arquitectos associados ao movimento moderno, a ODAM - Organização Dos Arquitectos Modernos, conferindo a cada um dos imóveis e ao seu conjunto uma elevada dignidade perpetuada para além da sua vivência enquanto peça industrial, constituindo-se como repositório de uma memória qualificada deste espaço de produção.
Se na fábrica se produzirão as narrativas criativas, será no palco que elas adquirirão espaço de expressão. OLIVA e Casa das Artes e Criatividade andarão assim de mãos dadas, potenciando S. João da Madeira como cidade criativa. Uma alimentará a outra encontrando também nesta a sua fonte de inspiração.
O papel que a Casa das Artes e da Criatividade pretende assumir é o de impulsionadora da economia criativa da cidade e da região. A existência de um espaço flexível é vital para uma economia de criatividade dinâmica. Será um elemento conector crítico ao ligar actividades, permitir experiências, misturando pessoas e conteúdos de uma forma diferente de todas as que existiram até então. |
| |||||||||||||||
|
| |||||||||||||||||
| |||||||||||||||||
| |||||||||||||||||
Contactos | Últimas actualizações | Declaração de privacidade | Ficha técnica | Acessibilidade | |||||||||||||||||
| Telefones úteis | Farmácias | Protecção Civil | Sugestões/reclamações | Perguntas frequentes
Todos os direitos reservados / 2005 © Câmara Municipal de S. João da Madeira | |||||||||||||||||