Página Principal >
 
  
Use o botão verde do seu comando MEO e marque o número 493222 para ver os vídeos da TV Municipal no seu televisor
Clique para consultar a Matriz Energética de S. João da Madeira
Clique para aceder a informações sobre projetos financiados pela UE
 
Ferramenta de georreferenciação do Licenciamento Zero
Clique aqui se pretender aceder ao novo balcão eletrónico da CCDR-N
Clique aqui se pretender aceder ao site da Direção-Geral do Território
Educação e Acção Social Ambiente Desporto Cultura Capital do Calçado

  Subscreva!
Registe-se e receba as novidades da Câmara Municipal de S. João da Madeira na sua caixa de correio!

 
Bem-vindo a S. João da Madeira online!

Crianças levaram folia e alegria às ruas da cidade na 32ª edição do seu Carnaval

2013-02-22
32ª edição do Carnaval das Escolas de S. João da Madeira foi mais um sucesso.

A folia carnavalesca chegou a S. João da Madeira no passado dia 2 de fevereiro, com mais de duas mil crianças e seniores, para além de professores, auxiliares e encarregados de educação, a participar na 32ª edição do «Carnaval das Escolas», este ano subordinado ao tema Ano Internacional para a Cooperação pela Água. Fantasias elaboradas a partir de materiais recicláveis, carros alegóricos decorados a rigor e a natural alegria de novos e velhos encheram as ruas da cidade de muita cor e calor humano que nem a gélida manhã conseguiu arrefecer.

Os sanjoanenses também marcaram presença e aplaudiram efusivamente os representantes dos vários estabelecimentos de ensino do concelho – desde a mais tenra idade das creches até aos menos jovens da Universidade Sénior ou do Rotary –, cobertos durante todo o percurso entre o hospital da cidade e o estádio Conde Dias Garcia por inúmeros confetis e serpentinas.

Sem esconder o orgulho, muitos foram os pais, avós, tios, irmãos ou simplesmente amigos que empunhando máquinas fotográficas ou telemóveis procuravam registar o momento ímpar da criançada fantasiada de gota de água, pinguim, peixe, estrela do mar, caçador do Ártico, gelo, floco de neve, alga ou envolvidas numa extensa coberta simbolizando os oceanos.

De forma criativa, a água (tanto em estado líquido como em gelo), os oceanos e a vida marítima serviram de mote para as ideias que cada uma das escolas trouxe a público, num cortejo aberto, como é costume, pela fanfarra dos Bombeiros Voluntários de S. João da Madeira e este ano, pela primeira vez, encerrado pelo Grupo de Percussão da Associação de Jovens Ecos Urbanos.

Jovens e menos jovens em uníssono

As jovens irrequietas e alegres majoretes da Escola João da Silva Correia não pararam um minuto durante todo o percurso, mas os representantes da Universidade Sénior ou do Rotary sanjoanense também contribuíram em muito para o calor do desfile, com o sabor bem africano das suas fantasias e os requebros dançantes daquelas zonas do planeta.

O Colégio Infantil Santa Filomena, o Abrigo Infantil das Laranjeiras, o Centro Infantil de S. João da Madeira, o Centro de Estudos Integral (CEI), a EB 2/3, o Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior e o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite (o maior grupo de participantes, cerca de 700) foram os estabelecimentos de ensino que deram cor e movimento à festa carnavalesca.

Já no Estádio Conde Dias Garcia, o encerramento da festa infanto-juvenil mais importante da região esteve a cargo de Castro Almeida, a última vez que o fez enquanto presidente da Câmara Municipal. O autarca agradeceu a forma como “as escolas vestiram a camisola de S. João da Madeira» e elogiou “a criatividade” e “a união” demonstradas pelos estabelecimentos de ensino, transformando o evento mais uma vez num inegável sucesso.

Adicionar comentário



 
 
 Agenda cultural AMP
Agenda cultural metropolitana
 
 Destaques


Protecção Civil»

Participação/Discussão Pública»

Recursos Humanos

Em defesa do Hospital»

Ementas - Serviço de Refeições Escolares»
 

 
Separador horizontal
Clique aqui para aceder a informações sobre o Banco Local de Voluntariado
Projecto «Cuidar de Quem Cuida»
Revista sonora «Visão Inclusiva»
Recolha seletiva de óleo alimentar
Contactos | Últimas atualizações | Declaração de privacidade | Ficha técnica | Acessibilidade
Telefones úteis | Farmácias | Protecção Civil | Sugestões/reclamações | Perguntas frequentes

Todos os direitos reservados / 2005-2015 © Câmara Municipal de S. João da Madeira