Página Principal >
Educação e Acção Social Ambiente Desporto Cultura Capital do Calçado

  Subscreva!
Registe-se e receba as novidades da Câmara Municipal de S. João da Madeira na sua caixa de correio!

 
Industrial Uma Cidade em 30 Anos 1984-2014

Conferência «Como é que a indústria resiste à crise?» abre ciclo "Industrial"

2014-08-28
A empresa sanjoanense Cartonagem Trindade recebe a primeira conferência do ciclo Industrial
  
Neste ano em que se assinala o 30.º aniversário da elevação a cidade, u
m debate numa fábrica sanjoanense abre, a 5 de setembro, o ciclo “Industrial”. Esta é uma iniciativa da Câmara Municipal de S. João da Madeira, comissariada pelo jornalista sanjoanense Amílcar Correia (diretor do P3).
 
A conferência “Como é que a indústria resiste à crise?” está marcada para o dia 5 de setembro, às 21h30, nas instalações da empresa Cartonagem Trindade, e inaugura o ciclo “Industrial – Uma Cidade em 30 Anos”, a decorrer em S. João da Madeira até 15 de novembro.
 
Moderada pelo economista Cantiga Esteves, a sessão terá como participantes Alexandre Tavares, da empresa Armando Tavares, Álvaro Gouveia, representante do Clube de Empresários da cidade, Carlos Santos, da Carlos Santos Shoes, Patrícia Correia, representante da Helsar, e Pedro Ventura, da Cartonagem Trindade.
 
Esta primeira conferência dá o mote para o restante programa deste ciclo comemorativo dos 30 anos da cidade, condição a que S. João da Madeira foi elevada em 1984 (a 16 de maio). São atividades que abordam diversas facetas das últimas três décadas da história sanjoanense, na qual a indústria tem assumido o papel de principal motor de progresso e de afirmação regional.
    
O Industrial contará com mais cinco conferências de temáticas variadas, nas áreas do design, desporto, património, ciência e qualidade de vida. Inseridas neste ciclo estão, também, a exposições “Marcas de Memória” – inspirada nas marcas Viarco, Oliva e Sanjo –, e “Retrospectiva”, do pintor José Emídio.
 
Prana e Sensible Soccers
 
No dia 11 de outubro, data em que se assinala outra grande efeméride sanjoanense – a emancipação concelhia conquistada em 1926 –, as bandas Prana e Sensible Soccers juntam-se num concerto com DJ set, em palco na Casa da Criatividade, às 21h30.
 
“O Amor e Outros Azares” é o segundo disco de originais dos Prana e marca o regresso do grupo sanjoanense, que, neste segundo trabalho, se debruça sobre o lado sombrio do amor. Os Sensible Soccers são um quarteto formado por Emanuel Botelho e Filipe Azevedo, ambos naturais de S. João da Madeira, e por Hugo Alfredo Gomes e Manuel Justo. Em fevereiro deste ano o grupo lançou o disco “8”, uma coleção de oito dos temas compostos pela banda nos últimos dois anos.

Uma sessão contínua de cinema com a retrospetiva da obra do sanjoanense André Gil Mata, a realizar a 15 de novembro no edifício dos Paços da Cultura, é outro dos momentos deste ciclo comemorativo comissariado pelo jornalista sanjoanense Amílcar Correia, atualmente a exercer funções no jornal Público, como diretor do site P3.

Adicionar comentário


Calendário
Separador horizontal