Página Principal >
Educação e Acção Social Ambiente Desporto Cultura Capital do Calçado

  Subscreva!
Registe-se e receba as novidades da Câmara Municipal de S. João da Madeira na sua caixa de correio!

 
Industrial Uma Cidade em 30 Anos 1984-2014

Pintura de José Emídio para ver nos Paços da Cultura até 5 de novembro

2014-09-20
Inauguração da exposição de José Emídio muito concorrida

Galeria dos Paços da Cultura expõe quadros de José Emídio, no âmbito do ciclo “Industrial”, comemorativo do 30.º aniversário da elevação de S. João da Madeira a cidade.
 
Depois de uma primeira conferência dedicada à Economia e realizada nas instalações da empresa Cartonagem Trindade, o Ciclo industrial prosseguiu com a inauguração de uma exposição de pintura de José Emídio, a 19 de setembro, nos Paços da Cultura de S. João da Madeira.
 
O muito público que compareceu teve a oportunidade de seguir atentamente uma visita guiada pelo próprio autor às obras expostas, que podem ser apreciadas até dia 5 de novembro.
 
Natural de Matosinhos, José Emídio está ligado, há cerca de 30 anos, a S. João da Madeira, onde atualmente reside. Um período que coincide com o aniversário que está a ser celebrado pela cidade, onde chegou para dar aulas na Escola Dr. Serafim Leite, em 1984. Atualmente é vice-Presidente da Direção da Árvore - Cooperativa de Atividades Artísticas.
 
A sua obra artística tem conquistado a admiração de nomes grandes de outras áreas da cultura, como o escritor Mário Cláudio: “Solar como poucas, a paisagem de alma que José Emídio atravessa, e de que nos dá conta nestes instantes da sua pintura, recupera um locus amoenus que o crescente globalismo não cessa de rasurar”.
 
Também Manuel António Pina escreveu um poema sobre um quadro de José Emídio: A pintura, infatigável criança,/ colhe com longos dedos materiais/ o que da infância, por ser de mais,/ a própria infância não alcança.
 
 

Adicionar comentário


Calendário
Separador horizontal