Página Principal >
 
  
Use o botão verde do seu comando MEO e marque o número 493222 para ver os vídeos da TV Municipal no seu televisor
Clique para consultar a Matriz Energética de S. João da Madeira
Clique para aceder a informações sobre projetos financiados pela UE
 
Ferramenta de georreferenciação do Licenciamento Zero
Clique aqui se pretender aceder ao novo balcão eletrónico da CCDR-N
Clique aqui se pretender aceder ao site da Direção-Geral do Território
Educação e Acção Social Ambiente Desporto Cultura Capital do Calçado

  Subscreva!
Registe-se e receba as novidades da Câmara Municipal de S. João da Madeira na sua caixa de correio!

 
Bem-vindo a S. João da Madeira online!

S. João da Madeira comemorou 31.º aniversário da elevação a cidade

2015-05-13
A cidade de S. João da Madeira destaca-se pelo dinamismo demográfico, económico e qualidade de vida

Programa decorreu nos dias 15 e 16 de maio e incluiu uma visita a obra do segundo edifício da Sanjotec, o espetáculo "O Último Turno" no Museu da Chapelaria, a inauguração de uma nova exposição no Núcleo de Arte da Oliva e um concerto dos GNR na Casa da Criatividade.
 

A 16 de Maio de 1984 S. João da Madeira era elevada a categoria de cidade. Na comemoração dos 31 anos sobre esse momento da história sanjoanense, foi inaugurada uma nova exposição da coleção de arte contemporânea Norlinda e José Lima e realizou-se um concerto dos GNR que esgotou a lotação da Casa da Criatividade.
 
“Todos os Direitos Reservados: Coisas do Mundo na Coleção Norlinda e José Lima” foi inaugurada no Núcleo de Arte da Oliva. Nesta nova exposição, que estará patente até Outubro, estão representados cerca de 50 artistas, entre os quais Leon Golub, Tatjana Doll, Rinus van der Velde, Robert Combas e Carmen Calvo, bem como João Louro, Albuquerque Mendes, António Olaio, Pedro Proença e Sara & André.
 
À noite, realizou-se um concerto dos GNR na Casa da Criatividade. Neste espetáculo, a banda de Rui reininho apresentou-se no formato “Afectivamente”, no qual o baixo elétrico cede lugar ao baixo acústico, a guitarra elétrica passa as cordas ao violino de Ianina Khmelik e os teclados rendem-se ao piano pelas mãos de Toli César Machado.
 
A efeméride começou a celebrar-se já na véspera do Dia da Cidade, com a visita do Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Manuel Castro Almeida, à Sanjotec e o lançamento do Business Development Center do ISQ nesse Centro Empresarial e Tecnológico de S. João da Madeira.
 
À noite, foi encenado no Museu da Chapelaria o espetáculo “O Último Turno”, com entrada gratuita. Esta representação teve por base o romance de “Unhas Negras”, do sanjoanense João da Silva Correia, que retratou de forma sublime a classe operária chapeleira no início do século passado.

A reconstruir toda esta história estiveram atores de diversos grupos de teatro da cidade: “A Bem Dizer”, “Anim'Arte”, “Cultura Viva”, “Serafins”, TEPAS e TOJ. Coube-lhes recriar algumas das mais emblemáticas cenas de “Unhas Negras”.
 
Nestes 31 anos de cidade, e na linha de toda a sua história, S. João da Madeira tem alcançado elevados patamares de desenvolvimento nas mais diversas áreas, surgindo recentemente na primeira posição do rating concelhio da Marktest, que mede o dinamismo demográfico e económico, bem como a qualidade de vida.

Adicionar comentário



 
 
 Agenda cultural AMP
Agenda cultural metropolitana
 
 Destaques


Protecção Civil»

Participação/Discussão Pública»

Recursos Humanos

Em defesa do Hospital»

Ementas - Serviço de Refeições Escolares»
 

 
Separador horizontal
Clique aqui para aceder a informações sobre o Banco Local de Voluntariado
Projecto «Cuidar de Quem Cuida»
Revista sonora «Visão Inclusiva»
Recolha seletiva de óleo alimentar
Contactos | Últimas atualizações | Declaração de privacidade | Ficha técnica | Acessibilidade
Telefones úteis | Farmácias | Protecção Civil | Sugestões/reclamações | Perguntas frequentes

Todos os direitos reservados / 2005-2015 © Câmara Municipal de S. João da Madeira