Página Principal >
 
  
Use o botão verde do seu comando MEO e marque o número 493222 para ver os vídeos da TV Municipal no seu televisor
Clique para consultar a Matriz Energética de S. João da Madeira
Clique para aceder a informações sobre projetos financiados pela UE
 
Ferramenta de georreferenciação do Licenciamento Zero
Clique aqui se pretender aceder ao novo balcão eletrónico da CCDR-N
Clique aqui se pretender aceder ao site da Direção-Geral do Território
Educação e Acção Social Ambiente Desporto Cultura Capital do Calçado

  Subscreva!
Registe-se e receba as novidades da Câmara Municipal de S. João da Madeira na sua caixa de correio!

 
Bem-vindo a S. João da Madeira online!

JMP não aceita adiamento e insiste na construção das quatro linhas

2007-04-16
O Presidente da Junta Metropolitana do Porto (JMP), Rui Rio, reafirmou, no final de uma reunião extraordinária convocada exclusivamente para analisar a resposta do ministro das Obras públicas à proposta da Junta sobre o futuro do Metro, que os autarcas não aceitam o adiamento das obras e que se encontram totalmente unidos na defesa do documento, que prevê o avanço das quatro linhas consideradas prioritárias no decorrer do próximo ano, ao contrário do que pretende o ministro.

Recorde-se que a contraproposta enviada à Junta metropolitana do Porto pelo Ministério das Obras Públicas remete o início das obras para 2009, através de um concurso único, e defende mais estudos para as linhas da Boavista e Trofa, apesar de já existirem documentos técnicos encomendados pelo próprio Governo e também pela Metro do Porto a justificar a sua execução.

No entanto, e em face das declarações de Mário Lino recentemente vindas a público, e confirmadas através das conversas que, entretanto, manteve com alguns dos autarcas, mostrando disponibilidade para avançar com as obras antes de 2009, a JMP encontra-se também ela totalmente aberta para discutir os novos dados e chegar a um consenso. “É mais importante para a população as obras e não exactamente quem está no Conselho de Administração, por isso reafirmamos que estamos na disponibilidade de ceder no capital e na maioria do Conselho de Administração, em troca dos prazos de execução das linhas”, afirmou Rui Rio no final do encontro.

Assim, o Presidente da JMP, irá agora propor ao ministro Mário Lino uma reunião com a direcção da JMP e com os autarcas, que simultaneamente fazem parte do Conselho de Administração do Metro do Porto, no sentido de ser atingido um consenso, sem pôr em causa o que é essencial para as duas partes.

Segundo Rui Rio, um dos factores essenciais para que os prazos, tal como foram propostos pela Junta, possam ser respeitados, é a abertura de concursos separados para cada uma das linhas. O autarca lembrou o sucedido com o lançamento de um concurso único para a primeira fase do projecto do metro do Porto, que originou uma paragem de quase quatro anos até ao seu arranque, considerando que o risco de voltar a suceder uma situação idêntica é quase inevitável.

“Do ponto de vista da gestão, se nós fizermos um concurso para cada linha, qualquer problema que haja só atrasará essa obra e esse concurso. Por outro lado, quando o concurso é gigantesco e abrange todas as linhas num só, qualquer problema que exista no âmbito desse concurso atrasa tudo.”

Sobre as constantes contradições em torno da resposta do Governo à proposta da JMP, Rui Rio mostrou-se prudente, esperando agora o desenrolar dos acontecimentos.
“A minha prudência vai no sentido de não perturbar uma negociação que acho que o Governo quer que corra bem e que nós também queremos que corra bem, ao ponto de estarmos disponíveis para ceder no capítulo do capital e do Conselho de Administração”, concluiu.

Fonte: www.cm-porto.pt


Adicionar comentário



 
 
 Agenda cultural AMP
Agenda cultural metropolitana
 
 Destaques


Protecção Civil»

Participação/Discussão Pública»

Recursos Humanos

Em defesa do Hospital»

Ementas - Serviço de Refeições Escolares»
 

 
Separador horizontal
Clique aqui para aceder a informações sobre o Banco Local de Voluntariado
Projecto «Cuidar de Quem Cuida»
Revista sonora «Visão Inclusiva»
Recolha seletiva de óleo alimentar
Contactos | Últimas atualizações | Declaração de privacidade | Ficha técnica | Acessibilidade
Telefones úteis | Farmácias | Protecção Civil | Sugestões/reclamações | Perguntas frequentes

Todos os direitos reservados / 2005-2015 © Câmara Municipal de S. João da Madeira