Página Principal >
 
  
Use o botão verde do seu comando MEO e marque o número 493222 para ver os vídeos da TV Municipal no seu televisor
Clique para consultar a Matriz Energética de S. João da Madeira
Clique para aceder a informações sobre projetos financiados pela UE
 
Ferramenta de georreferenciação do Licenciamento Zero
Clique aqui se pretender aceder ao novo balcão eletrónico da CCDR-N
Clique aqui se pretender aceder ao site da Direção-Geral do Território
Educação e Acção Social Ambiente Desporto Cultura Capital do Calçado

  Subscreva!
Registe-se e receba as novidades da Câmara Municipal de S. João da Madeira na sua caixa de correio!

 
Bem-vindo a S. João da Madeira online!

Metro do Porto vai avançar:

Junta e Governo chegaram a acordo

2007-05-21
Junta Metropolitana do Porto (JMP) e o Governo chegaram a acordo quanto à forma como irá decorrer a expansão da rede do Metro do Porto. Os contornos do consenso foram divulgados na passada quinta-feira dia 18 de Maio.

Assim, face a este acordo, cujos efeitos práticos são imediatos, embora só nos próximos dias seja ratificado entre a Direcção daquela estrutura metropolitana e o Ministro da Obras Públicas e Transportes, metade das linhas de Gondomar e de Gaia (até Santo Ovídeo) vão arrancar desde já.

Por outro lado, vai ser construída uma linha que servirá a zona ocidental do Porto e Matosinhos Sul. Os estudos que entretanto irão ser realizados nesse sentido indicarão quantas ligações haverá entre estas duas cidades e a melhor forma de acabar com o estrangulamento da Senhora da Hora, o que permitirá abrir a porta à futura ligação entre a Senhora da Hora e o Hospital de S. João.


Garantida via dupla para a linha da Trofa

Está, por outro lado, garantida a via dupla para a linha da Trofa, cuja construção será incluída num concurso público único.

Caberá, no entanto, à entidade que vier a ganhar esse concurso optar pela construção imediata da via dupla, ou pela instalação da via simples, mas com o compromisso de deixar criadas todas as condições técnicas para a execução da via dupla, cujo prazo terá, no entanto, de ficar estipulado, não podendo ultrapassar o período de concessão.

Ficou também acordado que o traçado inicialmente projectado para a linha da Trofa sofrerá um acréscimo de dois a três quilómetros, de forma a assegurar a ligação à linha de comboio do Minho.

No que diz respeito à inserção urbana, não haverá qualquer alteração às intervenções realizadas no passado, tendo ficado claramente explicitado que a Metro do Porto ficará, no futuro, responsável por esse tipo de trabalhos em tudo aquilo que tiver que ver directamente com a implementação das linhas do Metro.

Segundo o Presidente da JMP, se por acaso algum município pretender executar qualquer intervenção urbana que ultrapasse o âmbito do projecto do Metro, terá de assumir as respectivas responsabilidades financeiras. Uma coisa ficou, desde já, clara: na altura do concurso ficará a saber-se quem paga o quê.

No caso de o concurso global, a lançar até Janeiro de 2008, se atrasar mais de seis meses, então as linhas da Trofa e da zona ocidental do Porto avançarão em concurso único, desde que seja utilizado o traçado da linha da Boavista.


Governo terá maioria do capital

Por outro lado, ficou também estipulado que o Governo passará a deter a maioria do capital (60%) da Empresa Metro do Porto, cujo Conselho de Administração continuará com sete elementos, sendo que um dos elementos não executivos (o seu Presidente) será indicado pelo Governo, na medida do possível em consenso com a JMP.
O Presidente do C. A. passará a acumular com o cargo de Presidente da Comissão Executiva, composta por três membros.

Fonte: www.cm-porto.pt


Adicionar comentário



 
 
 Agenda cultural AMP
Agenda cultural metropolitana
 
 Destaques


Protecção Civil»

Participação/Discussão Pública»

Recursos Humanos

Em defesa do Hospital»

Ementas - Serviço de Refeições Escolares»
 

 
Separador horizontal
Clique aqui para aceder a informações sobre o Banco Local de Voluntariado
Projecto «Cuidar de Quem Cuida»
Revista sonora «Visão Inclusiva»
Recolha seletiva de óleo alimentar
Contactos | Últimas atualizações | Declaração de privacidade | Ficha técnica | Acessibilidade
Telefones úteis | Farmácias | Protecção Civil | Sugestões/reclamações | Perguntas frequentes

Todos os direitos reservados / 2005-2015 © Câmara Municipal de S. João da Madeira