Página Principal >
 
  
Use o botão verde do seu comando MEO e marque o número 493222 para ver os vídeos da TV Municipal no seu televisor
Clique para consultar a Matriz Energética de S. João da Madeira
Clique para aceder a informações sobre projetos financiados pela UE
 
Ferramenta de georreferenciação do Licenciamento Zero
Clique aqui se pretender aceder ao novo balcão eletrónico da CCDR-N
Clique aqui se pretender aceder ao site da Direção-Geral do Território
Educação e Acção Social Ambiente Desporto Cultura Capital do Calçado

  Subscreva!
Registe-se e receba as novidades da Câmara Municipal de S. João da Madeira na sua caixa de correio!

 
Bem-vindo a S. João da Madeira online!

Semana da Família

2007-05-30
A “Semana da Família” chegou ao fim, depois de uma semana recheada de surpresas e de boa disposição. Foi uma semana que marcou as famílias sanjoanenses. A “Semana da Família” começou no dia 11, com a V edição da caminhada “Família Gira”: “a experiência não podia ter começado melhor, conciliando o desporto e a relação familiar”.

Esta caminhada ficou marcada pela grande adesão da população e prolongou-se até ao dia 19 com organização do Grupo de Trabalho das Estruturas de Conciliação entre a Vida Familiar e a Vida Profissional. A actividade decorreu no âmbito do Plano de Acção para 2007, da Rede Social de S. João da Madeira. O evento pretende assinalar o Dia Internacional da Família (15 de Maio), data em que o grupo de teatro “Lua Nova”, da Escola Secundária João da Silva Correia, levou à cena dos Paços da Cultura, a peça “De Costas Voltadas”.

“ Esta intervenção cénica é um retalho de vida, em que se salienta a importância do diálogo como base estruturante da família, retratando as carências afectivas e a necessidade de estabelecer a comunicação no meio familiar” - afirmou um dos espectadores.
No mesmo edifício, foram também expostos trabalhos subordinados a esta temática, elaborados por alunos dos estabelecimentos de ensino e de formação de S. João da Madeira.

No mesmo dia, o psicólogo João Paulo Pereira deu o seu testemunho como profissional, realçando a importância da relação familiar e ilustrando as suas afirmações com casos reais.
Entretanto, de 14 a 18 de Maio, decorreu na Creche Albino Dias Fontes Garcia, o atelier intitulado “A oficina dos anões amigos do ambiente”. No dia 17, às 14 horas, a Câmara Municipal levou a efeito um “workshop” sobre a “Compatibilização entre a Vida Familiar e a Vida Profissional”. À noite, pelas 21 horas, realizou-se uma palestra sobre “A Família e o Novo Estatuto do Aluno”, promovida pela DECEL e pela EB 2,3 de S. João da Madeira, no auditório desta escola.

No dia seguinte, 18 de Maio, realizou-se a primeira de duas sessões das “Reflexões da Primavera”, promovidas pelo Centro de Educação Integral, no auditório desta instituição. Trata-se da conferência “Relações Saudáveis”, destinada a professores e educadores. No dia 19, decorreu outra conferência - “Escola Promotora de Saúde”- aberta a toda a comunidade.
A semana foi emocionante, sendo de destacar a participação da comunidade, numa actividade que já se tornou tradicional.

De ano para ano, verificam-se melhorias a todos os níveis, e uma maior integração e participação. Depois de oficialmente encerrada a Semana da Família, ouvimos alguns intervenientes que se mostraram satisfeitos por terem participado e esperam poder estar presentes nas próximas edições. Destacaram ainda a boa organização e o apoio dado aos participantes.

“A cobertura jornalística deste evento foi gratificante, visto que pudemos entrar no mundo do jornalismo, o que nos garantiu algumas aprendizagens que nos serão úteis no futuro”.

Fotos

Artigo de três estudantes(Alexandra, Vítor e Simão) da Escola Secundária Oliveira Júnior (alunos de Comunicação) sobre a caminhada Família Gira da Semana da Família.

Adicionar comentário



 
 
 Agenda cultural AMP
Agenda cultural metropolitana
 
 Destaques


Protecção Civil»

Participação/Discussão Pública»

Recursos Humanos

Em defesa do Hospital»

Ementas - Serviço de Refeições Escolares»
 

 
Separador horizontal
Clique aqui para aceder a informações sobre o Banco Local de Voluntariado
Projecto «Cuidar de Quem Cuida»
Revista sonora «Visão Inclusiva»
Recolha seletiva de óleo alimentar
Contactos | Últimas atualizações | Declaração de privacidade | Ficha técnica | Acessibilidade
Telefones úteis | Farmácias | Protecção Civil | Sugestões/reclamações | Perguntas frequentes

Todos os direitos reservados / 2005-2015 © Câmara Municipal de S. João da Madeira